domingo, 26 de junho de 2016

Modos de Leitura

Quando analisamos todo o processo de formação de leitores, é raro observarmos uma relação dinâmica e prazerosa entre os alunos e o ato de ler, pois a leitura acaba se caracterizando pela decodificação mecânica de códigos e símbolos, como se o sentido do texto estivesse presente apenas em casa palavra isolada. Como uma ajuda para que, nós professores, consigamos quebrar esta visão mecânica e rotineira, tivemos como proposta uma atividade diferenciada, que além de trabalhar as questões linguísticas, traz à tona as experiências e realidades dos alunos, questão importante no processo de construção da aprendizagem. Assim, traremos a seguir algumas práticas que auxiliam no processo de desenvolvimento da leitura. 
A leitura interrompida estimula o aluno a interagir com o texto através de questionamentos que podem o fazer refletir e problematizar o que pode vir a  acontecer no texto. Assim, apresenta-se um texto para a criança ler e pode-se interromper após a leitura após alguns trechos e abrir questionamentos. Abaixo, segue um exemplo:


A atividade de sequenciar as partes do texto também é uma forma de leitura, que possui como objetivo ordenar os trechos expostos na sequência correta. Assim, busca fazer o aluno refletir sobre o sentido do texto, a coerência e interpretação. O professor prepara, em uma folha, um texto montado com frases ou trechos fora de ordem. A criança ordena as partes na sequência correta. Por exemplo:   





Correspondência trecho-texto é outra estratégia de leitura, que possui como finalidade a retirada de algumas expressões da transcrição, fazendo com que o aluno busque sentido no texto e encontre os fragmentos adequados. Assim, o professor dá um pequeno texto e vários trechos (do texto e de outros) para a criança ler. O aluno deve então destacar os trechos que estão relacionados às lacunas do texto.


A atividade de correspondência entre ilustração e conteúdo faz com que o aluno, a partir da leitura, escolha uma ilustração que corresponde ao conteúdo do texto. Assim, pode-se apresentar várias ilustrações e um texto. A criança aponta qual é a ilustração que corresponde ao texto. Exemplo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário